Pães do Irã

Dois tipos de pães lisos: dos fornos do Irã

Por Annie S. Wesley; Freelance

É em torno do meio-dia, em Shiraz, Iran. A hora do almoço ....

Os padeiros na cidade histórica ter ocupado panning a TV pães frescos. Pão quente para fora dos fornos, vai direto para os clientes em espera em seu caminho de casa para o almoço.

Shiraz é a cidade a apenas 35 quilômetros de distância de Persépolis, uma das antigas capitais da Pérsia, fundada por Dario I, no século 6 aC.

Como o aroma de pão fresco permeia as ruas, foi fascinante para mim e para os outros visitantes para assistir ao processo de tomada de pão no caminho do meio-oriental tradicional. Com a forte cultura associada com pão na região, fomos informados que os pães semelhantes foram comidos séculos atrás pelos governantes persas.

triangleFlat pães são um dos mais antigos alimentos preparados conhecidos. Ao longo dos séculos, tornando o pão tornou-se uma arte. A palavra pão em Farsi é Naan. Se os nomes Naan-e Sangak ou Naan-e bárbaros, isso significa Sangak Pão Pão ou bárbaros.

Ainda hoje, pães lisos são consumidos todos os dias em Shiraz e em todo Iran. Cada padaria especializada em um tipo de pão. Famílias comprar um dos quatro principais tipos de pães lisos, sangak, barbari, taftoon ou lavash, feito em pequenas padarias espalhadas por toda a cidade. Cada família só compra a quantidade que pode comer para esse dia. "Pão diário" faz mais chefsense nesta cultura.

Aqui está uma descrição de dois dos pães tradicionais do Irã que eu tive o prazer de assistir em Shiraz:

Sangak:
ovenMade de farinha de castanha, sangak é o pão mais tradicional no Irã.
Para fermentar a massa, o padeiro usa partida de lote do dia anterior. Isso substitui o uso de levedura ou fermento em pó comprado na loja. Após 1 a 2 horas de fermentação, a massa é estendida pelas mãos experientes sobre uma superfície plana perto de um forno aberto.
O forno é um buraco em forma de cúpula, com uma superfície de seixos e pedras. É aí que o nome Sangak vem: Sang significa pedra, por isso é literalmente Pão Stone. O forno é aquecido com lenha ou carvão. Assistindo a este processo me fez lembrar da lição de história do nascimento de pães lisos: Cerca de 12 mil anos atrás, em tempos neolíticos, grosseiramente esmagado grão misturado com água foi colocada sobre pedras aquecidas, e cozido em cinzas quentes.
rectanglesThis sangak podem ser feitas cerca de dois metros de comprimento, suficiente para toda a família. Cheira queimado e é muito delicioso. Foi dito que o sangak assemelha chador de uma mulher, o lenço que cada mulher no Irã - local ou estrangeiro - tem que usar por lei.

Barbari: Close up
Barbari é o segundo tipo mais comum de pão achatado em Iran. É um pão muito macio, grosso e delicioso. Um pouco mais caro do que Sangak, Barbari é feito de farinha branca.

doughAfter achatando a massa, o padeiro repousa sobre uma mesa em preparação para o cozimento.
oven2
Nas proximidades, há um forno de tijolo aberto com uma superfície plana e uma cúpula. O forno é aquecido com brasas. O padeiro cuidadosamente insere o pão com uma pá de madeira longo, que o impede de ficar queimado como ele insere a massa achatada profundamente no forno quente. Sem luvas necessárias para estes padeiros experientes.
Como vimos, o cozimento é feito em cerca de 20 segundos e sai a quente, pão crocante.

Finalit é exibida imediatamente em frente a loja certa na hora do almoço. Clientes famintos em seu caminho a partir de escritórios parar para levar para casa o pão fresco. Mulheres em casa deve estar dando retoques para acompanhamentos tradicionais para completar a refeição.